Hoje, o Frases de Crianças faz dez anos. Começamos com um blog caseiro lá em 2009. A Nina tinha dois anos e soltava suas primeiras pérolas que, somadas a uma coleção de outras da nossa priminha Luiza, deram caldo para os posts inaugurais. Agora, aos doze, a Nina quase nos faz precisar criar um novo blog para um outro tipo de momento, de questionamentos e experiências nos ocupam quando começamos a deixar a infância para trás. Há quatro anos, nasceu a Cecília, que continua nos dando repertório para que os momentos da nossa família ainda estejam representados nesses posts.
Mas, desde o primeiro ou segundo mês, o blog se tornou bem mais do que o repositório das experiências de nossas crianças e de filhos de gente querida convivendo ao redor. Foi porque abrimos espaço para que vocês também enviassem frases de seus filhos, afilhados, alunos, sobrinhos… Só não tínhamos ideia da quantidade de mensagens com pérolas tão engraçadas que receberíamos com o passar do tempo. Hoje, são mais de duzentos e-mails novos todos os dias, fora as mensagens diretas no Facebook, Twitter e Instagram.
A comunidade de corujas cresce em larga escala. No Facebook, somos 1.100.000 e no Instagram ultrapassamos os 450 mil, o que só nos serve como sinal de que tem gente que gosta e se diverte com isso aqui tanto quanto nós. E a ideia de celebrar a pureza, a inocência e a graça da infância tem eco nos corações de outras pessoas — e ultimamente esse trabalho é acompanhado por uma convicção cada vez maior de que a gente pode ajudar a colorir com um pouco de alegria o ambiente tóxico e chato que nossas timelines se tornaram.
Em dez anos, o blog nunca deixou de ser isso aqui: o passatempo de um casal que, no meio da bagunça da rotina, pára para pinçar uma frase recebida de um leitor ou leitora para compartilhar com os outros leitores e leitoras. A gente organiza a comunidade, mas o conteúdo vem de vocês. Sem compromisso, quando dá, como se estivéssemos todos aqui na sala de casa contando uns para os outros a última pérola de nossos pequenos.
Por isso, contamos com os alertas, avisos e ajuda de todos para que esse espaço seja sempre saudável, coletivo e, sobretudo, de todos nós.
Obrigado por esses 10 anos!
Beijos,
Manú e Henrique
PS: Ao longo da última semana e também nos próximos dias, estamos contando algumas novidades por aqui. Um canal experimental no YouTube, grupos de conversas no Facebook, uma playlist pública no Spotify com músicas infantis e outras coisas legais que ainda virão. Veja lá e depois conte pra gente o que achou.